Bem-vindos ao espaço de notícias e artigos da Barreto Dolabella Advogados!
Aqui, você acompanha as principais atualizações jurídicas, insights sobre o mercado, e as novidades que impactam o mundo do direito. Fique por dentro de tudo que é relevante para você e seu negócio.
TST: reforma trabalhista aplica-se aos contratos anteriores à vigência da lei
Juliana Sebusiani
26 de nov. de 2024
1 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.
"
A Lei nº 13.467/2017 possui aplicação imediata aos contratos de trabalho em curso, passando a regular os direitos decorrentes de lei cujos fatos geradores tenham se efetivado a partir de sua vigência". Esta é a tese fixada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), nesta última segunda-feira, 25.
Discussão
A discussão relaciona-se à possibilidade de se pleitear direitos previstos em contratos firmados antes da Reforma trabalhista, mas que foram modificados ou extintos pela nova legislação. A dúvida era se a nova regra atingiria contratos vigentes antes da reforma ou apenas os firmados após a mudança.
A argumentação favorável aos trabalhadores ressalta que a reforma não poderia atingir direitos adquiridos e nem poderia retroagir para alcançar contratos anteriores.
O caso
Uma funcionária da JBS em Porto Velho (RO) pleiteou na Justiça a remuneração referente ao tempo de percurso até a firma, no período entre 2013 e 2018. A empresa alegou, em sua defesa, que a reforma trabalhista não prevê a possibilidade de se computar o tempo de deslocamento na jornada de trabalho.
Voto do relator
O relator e presidente do Tribunal, Aloysio Corrêa da Veiga foi seguido pela maioria do colegiado. Em seu voto Veiga destacou que a reforma inaugura um novo regramento e por isso, não pode haver ofensa a direito adquirido, nem ao princípio da proteção ou às normas mais favoráveis. “Seria repristinar a norma legal revogada”, afirmou o relator.
A orientação será aplicada em toda Justiça do Trabalho.
Comments