top of page
BG T.png
BG T.png

Notícias e Artigos

Bem-vindos ao espaço de notícias e artigos da Barreto Dolabella Advogados!

 

Aqui, você acompanha as principais atualizações jurídicas, insights sobre o mercado, e as novidades que impactam o mundo do direito. Fique por dentro de tudo que é relevante para você e seu negócio.

Biometria para novos pedidos no INSS: entenda como funcionará

  • Foto do escritor: Juliana Sebusiani
    Juliana Sebusiani
  • há 2 dias
  • 1 min de leitura


ree

Novos pedidos ao Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) somente serão analisados mediante o cadastramento da biometria. Entenda como ocorrerá a implementação da nova exigência.


Como funcionará


A implementação deverá ser gradual. Na primeira etapa, o INSS deverá aceitar as biometrias da Carteira de Identidade Nacional (CIN), da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do Título de Eleitor.


Pessoas que já recebem benefícios


Os benefícios já ativos não serão bloqueados. Assim, quem já recebe aposentadoria, auxílio ou benefício, não deverá adotar qualquer medida imediata.


Havendo necessidade de alguma atualização, o instituto deverá comunicar o segurado para adoção de providência, sem qualquer prejuízo no pagamento.


Exceções


Pessoas com mais de 80 anos, moradores de áreas de difícil acesso, com dificuldades de deslocamento por motivo de saúde, refugiados, apátridas e residentes no exterior não precisam realizar o cadastro biométrico.


As pessoas que requererem salário maternidade; pessoas que pedirem benefício por incapacidade temporária ou pensão por morte também não precisarão atender as exigências até 30 de abril de 2026.


Outros prazos


A partir de 1º de maio de 2026: os segurados que não possuírem a biometria na CIN, na CNH ou no Título de Eleitor precisará emitir a Carteira de Identidade Nacional para novos requerimentos ao INSS.


A partir de 1° de janeiro de 2028: somente a CIN será aceita como documento com biometria para requerimentos aos INSS e manutenções de benefícios, auxílios e aposentadorias.


Benefícios sociais


A biometria para benefícios sociais, como bolsa família, seguro-desemprego e abono salarial somente será exigida a partir de maio de 2026.

Comentários


bottom of page