top of page
BG T.png
BG T.png

Notícias e Artigos

Bem-vindos ao espaço de notícias e artigos da Barreto Dolabella Advogados!

 

Aqui, você acompanha as principais atualizações jurídicas, insights sobre o mercado, e as novidades que impactam o mundo do direito. Fique por dentro de tudo que é relevante para você e seu negócio.

Decreto cria a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

  • Foto do escritor: Juliana Sebusiani
    Juliana Sebusiani
  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura

Com o objetivo de integrar e fortalecer os bancos de alimentos no País, o governo criou a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA). A medida foi anunciada no Decreto n° 12.512/2025, publicado no último dia 13, no Diário Oficial da União.


A rede deve promover a redução do desperdício de alimentos e a garantir o direito à alimentação adequada e saudável. O texto define os bancos de alimentos como “estruturas físicas ou logísticas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que ofertam serviços gratuitos de captação, recepção e distribuição de alimentos provenientes de doações”.


O acesso à alimentação adequada e saudável, o incentivo à doação e à utilização dos alimentos provenientes da agricultura familiar e da agricultura urbana/periurbana; e o fomento às soluções tecnológicas que promovam a redução de perdas e desperdícios, são algumas das diretrizes do RBBA.


A rede deve também reduzir os impactos ambientais de resíduos orgânicos e fortalecer a rede de equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional, promovendo a coleta e a distribuição de alimentos, com a priorização de alimento sin natura, minimamente processados.


Participação


O decreto autoriza os bancos de alimentos sob a gestão dos entes federativos, das centrais de abastecimento, dos serviços sociais autônomos e das organizações da sociedade civil a integrarem o RBBA.


As organizações da sociedade civil gestoras de bancos de alimentos somente poderão aderir à rede, mediante registo no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ. A adesão à RBBA terá validade de cinco anos e poderá ser renovada conforme regulamentação específica.


Comitê gestor


O decreto ainda define que ato normativo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome deverá criar um comitê gestor da rede. O órgão será responsável pelo assessoramento e pela supervisão das atividades da RBBA.

Comments


bottom of page