top of page
BG T.png
BG T.png

Notícias e Artigos

Bem-vindos ao espaço de notícias e artigos da Barreto Dolabella Advogados!

 

Aqui, você acompanha as principais atualizações jurídicas, insights sobre o mercado, e as novidades que impactam o mundo do direito. Fique por dentro de tudo que é relevante para você e seu negócio.

Dia do Agricultor: conheça as principais garantias de quem trabalha no campo

  • Foto do escritor: Juliana Sebusiani
    Juliana Sebusiani
  • 25 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

O Dia do Agricultor é comemorado neste 28 de julho. O escritório Barreto Dolabella Advogados reconhece a importância deste profissional para a produção brasileira de alimentos e para o desenvolvimento do país. Separamos os principais direitos e garantias de quem trabalha no campo, previstos na legislação. Confira a seguir:


Direitos previdenciários e trabalhistas


A Lei nº 8.213/1991 garante aos trabalhadores rurais regras diferenciadas para o acesso à aposentadoria por idade: 60 anos para homens e 55 para mulheres. Os agricultores contribuintes do INSS também têm direito a benefícios como: auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.


A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) garante direitos como: jornada máxima de 44 horas semanais, férias remuneradas, décimo terceiro salário, adicional de horas extras e descanso semanal.


Crédito e incentivos fiscais


Programas e políticas públicas também oferecem incentivos ao agricultor. O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) oferta crédito com juros reduzidos para financiamento de custeio, investimentos e modernização da produção.


O Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, por exemplo, traz relevantes incentivos para agricultares familiares como fundos garantidores para facilitar o crédito, a mecanização do campo e o acesso às tecnologias.


Os agricultores no Brasil têm acesso a diversos tipos de incentivos fiscais como: isenções de Impostos, reduções de Alíquotas em produtos agropecuários destinados à exportação e Crédito Rural.


Proteção no campo


O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e o seguro rural auxiliam o produtor rural a suportar os prejuízos causados por eventos climáticos ou pragas.


O arrendamento e a parceria agrícola previstos no Decreto nº 59.566/1966 também são instrumentos de segurança jurídica no campo para o agricultor que utiliza a terra.


Regularização ambiental


Apesar das obrigações, a regularização ambiental também garante acesso facilitado ao crédito e a programas de incentivo para quem adota boas práticas de produção sustentável.


O Código Florestal (Lei nº 12.651/2012), obriga os agricultores a manterem áreas de preservação permanente e reserva legal em suas propriedades, além de se inscreverem no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Comentários


bottom of page