top of page
BG T.png
BG T.png

Notícias e Artigos

Bem-vindos ao espaço de notícias e artigos da Barreto Dolabella Advogados!

 

Aqui, você acompanha as principais atualizações jurídicas, insights sobre o mercado, e as novidades que impactam o mundo do direito. Fique por dentro de tudo que é relevante para você e seu negócio.

Representantes do setor produtivo pedem revisão de novas regras para abertura de empresas

  • Foto do escritor: Juliana Sebusiani
    Juliana Sebusiani
  • 8 de jul.
  • 1 min de leitura


ree

Algumas confederações do setor produtivo (como a CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo; a CNI - Confederação Nacional da Indústria e a CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, entre outras) requereram ao Ministério da Fazenda a revisão das novas regras para o registro de empresas, constantes da Nota Técnica Cocad da Receita Federal n. 181/25 (versa sobre o novo Módulo de Administração Tributária no âmbito do Portal Redesim.


Principais mudanças


Definição do regime tributário


Uma das novas exigências é a definição previa do regime tributário da empresa, que deverá ser efetivado no ato da inscrição do CNPJ. Antes, a opção poderia ser feita em até 30 dias após o registro, permitindo que as firmas pudessem realizar uma melhor avaliação contábil.


As entidades alegam que essa antecipação pode prejudicar o planejamento, além de possibilitar a ocorrência de erros na formalização do novo negócio.


Outros pontos


As requerentes ainda mencionam outros possíveis pontos prejudiciais nas novas regras: eventuais atrasos na liberação do CNPJ, aumento de burocracia, insegurança jurídica, ineficiência técnica para adaptação dos sistemas e possibilidade de retrabalho.


A entidades salientam que as regras imprimem a necessidade de transição entre os sistemas das Juntas e o Portal Redesim, o que vinha sendo feito de forma gradual. Segundo o texto, as Juntas Comerciais do País não estão preparadas para atuar conforme as novas diretrizes, no prazo estabelecido pela Receita Federal.


Pedido


No ofício encaminhado ao Ministério da Fazenda, as confederações requereram a revisão do objetivo das medidas, de seus prazos e de suas ferramentas de implementação.

Comentários


bottom of page